@InProceedings{ChovertFrei:2019:EsNuIm,
author = "Chovert, Angel Dominguez and Freitas, Saulo Ribeiro de and do,
Ros{\'a}rio Nilton M. E",
affiliation = "{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto
Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Universidade Federal
de S{\~a}o Paulo (UNIFESP)}",
title = "Estudo num{\'e}rico do impacto de diferentes cen{\'a}rios de
emiss{\~a}o veicular de poluentes em regi{\~o}es urbanas, com
base na malha vi{\'a}ria, utilizando o sistema de modelagem
BRAMS",
year = "2019",
organization = "Encontro de Alunos de P{\'o}s-Gradua{\c{c}}{\~a}o em
Meteorologia do CPTEC/INPE, 18. (EPGMET)",
abstract = "Com o incremento da frota veicular nas regi{\~o}es urbanas ocorre
um consequente aumento das emiss{\~o}es de poluentes associadas a
esta fonte. O objetivo deste trabalho foi estudar o impacto nas
concentra{\c{c}}{\~o}es e na distribui{\c{c}}{\~a}o espacial
dos principais poluentes associados {\`a}s fontes m{\'o}veis em
grandes regi{\~o}es urbanas. Foi utilizado o Sistema de Modelagem
BRAMS (Brazilian Development on the Regional Atmospheric Modelling
System \− SMBRAMS) e principalmente a ferramenta
PREP\−CHEM\−SRC que {\'e} capaz de gerar,
utilizando diferentes fontes de informa{\c{c}}{\~a}o, arquivos,
contendo dados de distintos tipos de emiss{\~o}es projetados
sobre grades, que podem ser utilizados nas simula{\c{c}}{\~o}es
com o modelo BRAMS . Implementou\−se o processo de
distribui{\c{c}}{\~a}o da emiss{\~a}o veicular por vias de
mobilidade para aperfei{\c{c}}oar a representa{\c{c}}{\~a}o
espacial da emiss{\~a}o total nos munic{\'{\i}}pios de Porto
Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ e os 39 correspondentes {\`a}
Regi{\~a}o Metropolitana de S{\~a}o Paulo. Sendo que para isso
foram utilizados dados de emiss{\~a}o de diferentes ag{\^e}ncias
ambientais e tamb{\'e}m dados de quantidade de ve{\'{\i}}culos
licenciados que foram processados juntos com
informa{\c{c}}{\~o}es georreferenciadas das vias de mobilidade
para estimar o cen{\'a}rio base de emiss{\~a}o para o ano de
2017, outros cen{\'a}rios foram criados utilizando diferentes
crit{\'e}rios. Para complementar os dados locais de emiss{\~a}o
se utilizaram as bases de dados globais RETRO e EDGAR. Numa
segunda etapa do trabalho se realizaram v{\'a}rios conjuntos de
simula{\c{c}}{\~o}es com o modelo acoplado CCATT\−BRAMS
para a valida{\c{c}}{\~a}o dessa implementa{\c{c}}{\~a}o e a
obten{\c{c}}{\~a}o de cen{\'a}rios de concentra{\c{c}}{\~o}es
de poluentes nas regi{\~o}es em estudo e durante dois
per{\'{\i}}odos de tempo selecionados para o ano base de 2017. A
configura{\c{c}}{\~a}o dos dom{\'{\i}}nios foi de tr{\^e}s
grades aninhadas de 10 km, 5 km e 1 km respectivamente. Para a
obten{\c{c}}{\~a}o das condi{\c{c}}{\~o}es iniciais e de
contorno meteorol{\'o}gicas se empregaram os dados do reanalises
do ERA5 que foram processados com a ferramenta DPREP\−CHEM
para incluir as esp{\'e}cies qu{\'{\i}}micas considerando o
mecanismo qu{\'{\i}}mico RELACS_TUV (Regional Lumped Atmospheric
Chemical Scheme Tropospheric Ultraviolet\−Visible). A
an{\'a}lise dos resultados obtidos com as simula{\c{c}}{\~o}es
permitiu comprovar a efic{\'a}cia do novo m{\'e}todos de
distribui{\c{c}}{\~a}o de emiss{\~o}es veicular de poluentes
utilizando dados locais e considerando a malha vi{\'a}ria. Uma
melhora na representa{\c{c}}{\~a}o espacial foi observada,
principalmente quando se comparam os resultados obtidos com
aqueles das simula{\c{c}}{\~o}es onde s{\'o} se utilizam dados
das bases globais de emiss{\~a}o antropog{\^e}nica com menor
resolu{\c{c}}{\~a}o espaciais e sem correspond{\^e}ncia com a
realidade das cidades brasileiras. J{\'a} o estudo das
simula{\c{c}}{\~o}es utilizando poss{\'{\i}}veis
cen{\'a}rios, sejam estes extremos ou n{\~a}o, permitiu
localizar {\'a}reas de maior risco nas regi{\~o}es em estudo.",
conference-location = "Cachoeira Paulista, SP",
conference-year = "04-08 nov.",
language = "pt",
targetfile = "Angel_Dom{\'{\i}}nguez_Chovert_et-al.pdf",
type = "Micrometeorologia",
urlaccessdate = "11 maio 2024"
}